Você já deve ter notado que o uso de plantas em ambientes internos faz muita diferença na decoração. Elas trazem beleza, um ar de aconchego e, muitas vezes, dão um toque de elegância. Mas é preciso pensar antes de escolher plantas para a casa. Afinal, cada tipo de planta e de ambiente tem necessidades e propósitos diferentes.

Preparamos este post para orientar você na escolha de plantas decorativas. Assim, vai ficar fácil trazer um pouco da natureza para dentro do seu lar. Continue a leitura e confira as plantas que melhor funcionam dentro de casa.

Cactos e suculentas

Essas plantinhas estão em alta ultimamente, e com razão. Elas trazem uma estética muito moderna, por fugirem das flores e folhas convencionais. São muito fáceis de cuidar, pois precisam de pouquíssima água. Ficam ótimas em cima de mesinhas — inclusive no quarto de dormir e no escritório — e, principalmente, em janelas, seja na cozinha ou no banheiro.

Os cactos e a maioria das suculentas gostam de bastante sol. Por isso, além de ficarem lindos no peitoril de uma janela, isso ainda os ajudará a viverem mais.

Flores

A maioria das flores se dá bem em locais fechados, pois são delicadas demais para tomar muito sol. Se você gosta de flores pequenas, opte por violetas. Elas são fáceis de cuidar, baratas e muito bonitas. Em se tratando de flores maiores, begônias têm belíssimas cores e se adaptam bem a ambientes internos.

Flores ficam muito bem em mesas de centro, na sala de visitas e sobre mesas de jantar. Caso você deseje usar flores na cozinha, é preciso tomar cuidado para deixá-las bem longe do fogão. Caso contrário, murcharão rapidamente devido ao calor intenso.

Dracenas e palmeiras-bambu

Plantas de porte maior, que ficam ótimas quando o vaso é colocado diretamente no chão, próximo à entrada da casa ou na sala de estar. Se o seu banheiro for espaçoso, também pode apostar em uma dessas plantas nele. Elas são muito fáceis de cuidar e trazem uma atmosfera de frescor — principalmente a palmeira-bambu, que é realmente uma palmeira, em tamanho reduzido.

São plantas resistentes — especialmente as dracenas. Portanto, se dão bem em cantos onde bate bastante luz do sol, e também podem ser usadas em áreas externas.

Trepadeiras

Se, ao escolher plantas para a casa, você quiser dar um ar mais rústico e tropical ao seu espaço, as trepadeiras são ideais, em especial a jiboia. Essa planta é originária da Polinésia Francesa, na América Central e, portanto, é superadaptada ao clima brasileiro.

Ela é fácil de cuidar, gosta de sombra e cresce rapidamente, tomando o formato do ambiente onde está. Fica linda na sala de estar, principalmente se colocada no alto, pois assim crescerá para baixo e ficará bem longa. Só não é recomendada para quem tem crianças pequenas ou animais de estimação, por ser tóxica quando ingerida.

Ao escolher plantas para a casa, é preciso essencialmente levar em consideração três coisas: o lugar que elas ficarão, a quantidade de sol que elas precisam e a facilidade em cuidar delas. Afinal, queremos que nossas plantas durem bastante e estejam sempre vistosas.

Agora, que você já sabe como escolher plantas para dentro da sua casa, confira nosso post sobre plantas em áreas externas!

Escreva um comentário

Share This