Ter plantas dentro de casa é ótimo, pois elas deixam o ambiente bonito e aconchegante. Mas você sabia que, além disso, algumas plantas podem contribuir para a saúde e bem-estar de sua família, melhorando a qualidade do ar?

Como você já sabe, as árvores absorvem gás carbônico e liberam oxigênio. As plantas, que são como árvores em miniatura, também possuem essa capacidade — e algumas são mais eficientes do que as outras.

A seguir, listamos plantas purificadoras de ar que são ideais para ambientes fechados. Confira!

Azaleia

Além de ser uma planta que dá lindas flores, a azaleia remove toxinas do ar, principalmente o formaldeído, substância encontrada no cigarro e em produtos fabricados a partir do petróleo, como sacolas plásticas.

As azaleias se darão muito bem no interior de sua casa, principalmente se ficarem próximas a janelas, pois precisam de muita luz do sol, mas gostam de temperaturas mais amenas.

Hera-inglesa

É uma planta trepadeira, ou seja, gosta de sombra, e cresce agarrando e tomando o formato do que estiver por perto. Ela melhora a umidade do ar, por isso, fará com que você e sua família respirem melhor em dias secos.

A hera-inglesa é muito eficiente na absorção de gás carbônico e da maioria das substâncias tóxicas presentes dentro de casa, como tricloroetileno, formaldeído e benzeno. Absorve inclusive toxinas presentes nas fezes que se dissipam no ar, sendo ideal para casas com animais de estimação. No entanto, é preciso ter cuidado com eles e com crianças para que não se aproximem muito da planta, pois sua ingestão pode ser perigosa.

Aloe vera

Popularmente conhecida como babosa, esta planta, além de ter usos medicinais e cosméticos, tem uma grande capacidade de absorção de gás carbônico, tanto por suas folhas quanto pelas raízes.

Por ser nativa de regiões quentes e secas, a aloe vera é muito fácil de cuidar. Deve ficar no ponto mais ensolarado da casa, mesmo que indoors, e precisa ser regada com pouca frequência, e ainda menos no inverno.

Crisântemo

Assim como a azaleia, é uma linda flor que ajuda a melhorar a qualidade do ar da casa. O crisântemo filtra principalmente o benzeno, substância presente no cigarro. Se você tem fumantes em casa, é a planta ideal para amenizar o desconforto causado aos demais.

O crisântemo gosta de temperaturas amenas, florescendo, inclusive, no outono e inverno. Deve ser regado com frequência, principalmente em dias mais quentes, e receber luz solar indireta.

Samambaias

Uma das plantas purificadoras de ar mais comuns nos lares brasileiros, a samambaia é bonita e muito fácil de cuidar, bastando deixar à sombra e regar com pouca frequência. Em ambientes internos, fica linda suspensa, em banheiros e cozinhas. Só tenha cuidado para que não seja ingerida, pois suas folhas são tóxicas.

As samambaias umidificam o ar, assim como a hera-inglesa. Além disso, absorvem poluentes e compostos orgânicos voláteis, que são hidrocarbonetos simples, presentes em sólidos ou líquidos de uso cotidiano (carpetes, colas, repelentes de inseto); estas substâncias evaporam a baixas temperaturas, e podem causar danos à saúde.

As plantas purificadoras de ar, além de embelezarem a casa, contribuirão para o conforto e saúde de sua família. Tudo isso sem gastar muito, nem ter muito trabalho para cuidar dos vasinhos. E falando em conforto, que tal aprender agora como manter o conforto térmico em casa?

Escreva um comentário

Share This