É claro que, ao avistar as suas plantas com folhas amareladas, imaginamos que algo não está certo. Você tem percebido essas mudanças no aspecto e na cor delas? Calma! Há como resolver o amarelamento das plantas. Esse problema se dá, basicamente, por falta de clorofila e, dessa forma, a planta não é capaz de se alimentar como deveria.

Neste post, trataremos das principais causas dessa complicação, para que você possa se precaver, mantendo seus vasos saudáveis e, caso necessário, resolver esse problema que é chamado pelos especialistas de “clorose”. Veja mais!

Plantas com folhas amareladas têm diversas causas

O amarelamento das plantas, estando elas em ambientes internos ou externos, pode ter diversas causas. Na maioria das vezes, quando essa mudança acontece, a primeira suposição que nos passa na mente é a falta de adubo, mas a ausência dele é raramente a causa da alteração de cor.

Perceba o ambiente em que a sua planta se encontra e o que pode faltar — ou sobrar. Um olhar crítico de detetive pode ajudá-lo a chegar à raiz do problema.

Ataques de pragas

Observe a planta: há furinhos nas folhas, além do amarelamento em pontos específicos? Outro aspecto visual que você pode notar é um pequeno ajuntamento de bichinhos. Caso isso seja constatado, a causa da clorose é praga. Fungos, insetos ou doenças bacterianas e virais são muito comuns.

Resolver essa complicação é muito fácil: arranque as folhas estragadas, troque de vaso e preste atenção à umidade do solo e à exposição solar. Sua planta necessita de equilíbrio de quantidades para manter-se saudável, mas, caso esse problema persista, basta aplicar repelente orgânico em toda a extensão da plantação.

Irrigação

Você sabia que a rega em excesso é a causa mais comum para as plantas com folhas amareladas? Ofertar mais água que o necessário para a plantinha acaba resultando em um “afogamento” de raízes. Para saber a hora de regar, é só encostar na terra. Ao verificar que ela está úmida, espere mais um dia para molhá-la.

Como todo mundo já sabe, cada espécie precisa de quantidades diferentes de água, e a falta dela também é um problema que resulta em clorose e perda de folhas. Quando a planta vive com sede, acaba economizando a água restante, descartando folhas e, antes de derrubá-las, apresenta um visual amarelado.

Insolação

Assim como a quantidade de água, a necessidade de luz solar também varia de espécie para espécie. Além de ler sobre o tipo cultivado e tentar adaptar as informações na sua casa, você deve observar o comportamento da planta.

Caso sua planta esteja amarelada, experimente trocar o vaso de lugar. Está no sol? Mude-o para um lugar com sombra. O vento também influencia, então, caso o vaso se encontre em um local com grande corrente de ar, passe a deixá-lo em um ambiente mais protegido.

Deficiência de nutrientes

A falta de adubo é a causa menos comum para o aparecimento de folhas amareladas em plantas novas. Quando a questão é essa, as folhas novas ficam amareladas — ou apenas as folhas mais antigas.

Tome bastante cuidado ao dar esse diagnóstico de falta de adubo, pois se ele estiver errado e o problema estiver na rega, ao adicionar um complexo vitamínico na terra, a planta morrerá.

Envelhecimento natural

Caso a sua planta não apresente nenhum dos problemas citados, a causa da mudança de coloração nas folhas pode ser mais simples do que você imagina: envelhecimento natural. As plantas são seres vivos e, portanto, assim como tudo que tem vida, morrem.

Viu como as plantas com folhas amareladas têm solução? A dica de hoje é observar o ambiente em que a sua planta vive e considerar que água e luz são importantes. No entanto, lembre-se de que atenção especial e carinho fazem toda a diferença para a saúde dos seus cultivos.

Esse post contribuiu com a saúde das suas plantas? Assine a nossa newsletter e sempre receba dicas úteis como essas!

Escreva um comentário

Share This