A importância do paisagismo supera o aspecto estético de um imóvel.

Casas e apartamentos podem se tornar espaços mais aconchegantes e melhor aproveitados, a partir de soluções paisagísticas. Com esse “upgrade” no imóvel, o visual ganha destaque e o valor de revenda sobe.

Além de transformar o local em um ambiente mais bonito e agradável, o paisagismo pode colaborar para o bem estar físico e mental dos moradores e frequentadores do lugar.

Conheça os recursos que o paisagismo oferece para tornar o ato de estar em casa uma escolha mais prazerosa.

A importância do paisagismo em tempos de seca

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o nível de umidade do ar ideal é 60%. A OMS diz que a umidade relativa do ar deve ser maior que 30% para que seja considerada “aceitável”.

Em tempos de seca persistente, quando a umidade do ar pode chegar a apenas 10%, como acontece em Brasília, o paisagismo é um recurso inteligente para manter o conforto dentro de casa.

As plantas retêm a umidade no ambiente e podem ajudar a tratar e prevenir doenças alérgicas e respiratórias, como asma, rinite, bronquite e sinusite.

Benefícios do paisagismo para a saúde

  • diminui o desconforto causado por vias aéreas ressecadas;
  • proporciona um ambiente com ar bem menos poluído;
  • permite o plantio de alimentos frescos e orgânicos.

Alimentação melhor

O projeto paisagístico pode incluir plantas aromáticas e medicinais, como ervas, temperos e outras folhagens, favorecendo uma alimentação mais saudável por meio do consumo de produtos naturais, cultivados em uma “horta” caseira.

Menos fungos

O paisagismo também é uma alternativa inteligente aos umidificadores elétricos. Esses equipamentos podem ser ineficientes para manter o ar do ambiente inteiro com a umidade adequada, além de serem foco e dispersores de ácaros, fungos e bactérias.

Conforto térmico

A “respiração” e a umidade das plantas mantêm o recinto mais fresco, reduzindo a temperatura em até 10 Graus e diminuindo a sensação de calor. Nesse caso, o paisagismo acaba eliminando ou reduzindo a necessidade de usar equipamentos para a climatização do ambiente, como aparelhos de ar condicionado.

As plantas podem ser utilizadas estrategicamente próximas às janelas, funcionando como uma cortina verde para barrar a entrada dos raios solares.

Soluções do paisagismo para tempos de seca

Recursos paisagísticos

O projeto paisagístico pode trazer beleza e colaborar para o conforto térmico e acústico nos ambientes, utilizando recursos como:

Contato com a natureza

O paisagismo é a maneira de integrar elementos vivos ao projeto arquitetônico da casa, permitindo que a decoração inclua itens naturais como árvores, plantas, flores e água.

Em tempos de seca e baixa umidade do ar, torna-se especialmente importante ter um ambiente bonito, acolhedor e aconchegante em casa, para recuperar o corpo e a mente dos períodos de exposição às condições insalubres fora de casa.

Gostou das nossas dicas? Entre em contato conosco, entenda mais sobre a importância do paisagismo e conheça as soluções paisagísticas que podem tonar a sua casa um lugar ainda mais especial.

Escreva um comentário

Share This