Flores perfumam, colorem e deixam qualquer ambiente mais bonito e alegre. Por isso, tê-las em casa é incrivelmente agradável — principalmente em lugares onde o clima é seco e árido, assim conferindo umidade e frescor ao ambiente.

Mas você sabe como escolher flores para casa, posicioná-las e cuidá-las? Confira, neste post, algumas dicas para decorar seus cômodos com as mais variadas espécies:

1. Defina o espaço

A primeira coisa a fazer na hora de decorar a casa com flores é escolher onde elas ficarão, já que o espaço e a luminosidade influenciam no tipo de flor que você deve comprar. Algumas necessitam mais de sol do que outras, por exemplo, então observe os horários de sol nos ambientes escolhidos e quais os tamanhos e formatos de vasos que melhor se adequam ao espaço.

Alguns pontos são mais usuais para deixar a casa mais bonita: mesas de jantar, mesas laterais, aparadores, varandas, parapeitos da janela, criados-mudos do quarto e pias de banheiro. Neste último caso, escolha espécies que gostem de umidade, como antúrios e begônias.

2. Escolha as flores para casa

Agora que você já definiu onde as flores vão ficar, escolha as que melhor se adaptam ao local. Nesta hora, vale pesquisar e pedir ajuda aos vendedores. Em geral, as espécies que mais se adaptam aos ambientes internos são aquelas que não precisam de luz solar direta. Veja algumas opções:

Orquídea

Quem não gosta de orquídeas, não é? Com uma grande variedade de espécies e cores, elas são bastante ornamentais e ficam lindas em qualquer casa.

Entretanto, essa espécie exige alguns cuidados especiais. Deve-se, por exemplo, evitar regar demais: duas a três vezes por semana é o suficiente. Além disso, não deixe o vaso em local escuro (pois isso também vai escurecer as folhas) ou direto no sol. Opte por um ambiente que tenha boa luminosidade e que pegue o sol da manhã.

Lírio-da-paz

É uma flor que se adapta bem dentro de casa e tem a propriedade de purificar o ar. Em um cômodo quente, ela deve ficar próxima à janela, recebendo luz indireta do sol. As janelas viradas para o oeste ou norte são as mais indicadas. Tente não expô-la demais ao ar frio e excesso de sol para que as folhas não enruguem e escureçam.

Begônia

As begônias são bastante coloridas e também se desenvolvem bem sem o sol direto e em temperaturas de 20 a 28 graus. Porém, não suportam mudanças bruscas de clima e nem excesso de água. Evite deixá-las em ambientes com ar-condicionado e sem luminosidade. 

Azaleia

De fácil cultivo e com muitas variações de cores, a azaleia é uma das melhores opções para dentro de casa. Porém, elas gostam de luz e sol por pelo menos quatro horas por dia, então coloque-as em varandas e próximas às janelas (sem que peguem vento, no entanto). Não necessita de muita água e, por isso, se dá bem com o clima seco.

3. Utilize a cor das paredes como elemento de contraste

Escolha flores de cores vibrantes e que contrastem com a cor das paredes. Se as paredes são escuras, prefira flores claras, como os clássicos lírios brancos. Se forem claras, escolha flores de tom mais escuro, como gérberas ou rosas vermelhas.

Os arranjos podem ser variados, tanto na espécie quanto nas cores. Se você quer algo mais durável, evitando trocar as flores toda semana, prefira tê-las plantadas na terra, em vasos ou cachepôs.

4. Não descuide dos vasos

Para que a decoração com flores fique bonita, os vasos também são importantes. Escolha modelos bonitos e que combinem com as espécies de flores em relação ao diâmetro e comprimento. Em espaços amplos, opte por vasos grandes e imponentes e utilize flores com caules mais compridos. Em ambientes menores, prefira os mais delicados.

Sobre as cores, tente contrastar com as flores. Se você possui habilidades manuais, pode decorar potes de vidro, garrafas e vasos simples com lã, cordas, juta ou outro material natural que dá um ar diferente e rústico ao objeto.

Gostou das nossas dicas de como escolher flores para casa e deixar sua decoração ainda mais bonita? Então curta a nossa página no Facebook para ficar sempre por dentro das dicas e novidades!

Escreva um comentário

Share This