Um lar confortável, bonito e pronto para receber amigos e familiares precisa de um bom projeto de decoração para área externa da casa, concorda? Por ser cada vez mais integrado aos ambientes internos, esse ambiente tem sido considerado como um prolongamento da residência. Espaços ao ar livre bem cuidados podem auxiliar até na melhoria da qualidade de vida.

Pensando nisso, neste artigo, listamos 4 dicas essenciais para você deixar sua área externa aconchegante e funcional. Continue a leitura e confira!

1. Considere o espaço e as funções da sua área externa

Independentemente de estar concentrado em apenas um local ou dividido entre a frente, a lateral e os fundos da casa, você pode usar a decoração para separar seu espaço externo em ambientes distintos ou integrá-los, de acordo com suas necessidades.

Varanda gourmet

Ambiente com churrasqueira, forno e/ou fogão para preparar alimentos e receber convidados. Precisa de espaço de armazenamento para utensílios de cozinha e móveis de apoio para refeições.

Área com piscina

Exige peças com materiais impermeáveis e espaço tanto para tomar sol quanto para ficar sob a sombra. É bom tomar cuidado na escolha do piso (que deve ser antiderrapante) e evitar mesas com tampos de vidro.

Sala de estar ampliada

Perfeita para aproveitar os momentos de descanso em casa, ler ou receber amigos. Pede sofás e poltronas, almofadas, redes, cadeiras de balanço etc. Mesinhas de apoio e aparadores também são bem-vindos.

Jardim planejado

Ótima maneira de manter contato com a natureza nas cidades grandes. É projetado e executado por um paisagista e pode incluir hortas que incentivem uma alimentação mais saudável, plantas que amenizem climas quentes e melhorem a umidade do ar, e design impactante que valorize a residência.

2. Escolha um estilo de decoração para área externa

É importante que a ornamentação desse espaço dialogue com o restante da casa, seja repetindo o tom decorativo já existente, seja inserindo elementos diferentes que complementam ou contrastam de maneira harmônica. Algumas tendências que podem ser aplicadas para oferecer um clima aconchegante são, entre outras, decoração tropical, rústica, country, shabby chic, vintage, romântica e boho.

3. Opte por móveis bonitos, confortáveis e resistentes

A mobília da área externa — principalmente a dos espaços descobertos — precisa ser adequada para suportar incidência de chuva e sol. Peças de plástico, por exemplo, precisam ser trocadas periodicamente, pois ressecam, desbotam e quebram com facilidade.

Os materiais de base e acabamento mais indicados são aço inox, alumínio, fibra sintética, madeira (com proteção apropriada) e revestimentos de tecido italiano, sling ou fita náutica.

4. Capriche nos detalhes para uma decoração perfeita

Alguns pontos podem fazer toda a diferença no resultado da ornamentação de sua área externa.

Enfeites

Quadros, cortinas, almofadas, futtons, conjuntos de vasos, esculturas, velas e lanternas decorativas são alguns itens que podem complementar e dar mais originalidade à decoração.

Plantas

O jardim projetado por profissionais de arquitetura da paisagem pode se estender pela varanda e pelas janelas da residência em vasos suspensos e jardineiras com plantas ornamentais, suculentas e flores.

Iluminação

Use arandelas, balizadores, refletores, postes decorativos, luminárias tartaruga e o que mais valorizar sua decoração e paisagismo. Prefira as lâmpadas com emissão de luz amarelada para garantir conforto visual e aconchego.

A decoração para área externa traz personalidade à residência, oferecendo mais ambientes de confraternização e lazer — o que melhora a qualidade de vida dos moradores e valoriza a casa como um todo.

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário contando pra gente como é a sua área externa e o que falta para ela ficar perfeita para sua família!

Escreva um comentário

Share This