Uma maneira de embelezar sua casa e trazer mais alegria para ela, seja na sala ou no quintal, é apostar em plantas ornamentais. Elas apresentam vários tipos, tamanhos e cores e podem harmonizar com diferentes ambientes, independentemente do tema ou estilo decorativo.

Mas você sabe o que são plantas ornamentais e como usá-las em casa? Para ajudar com esse assunto, preparamos um guia completo com dicas e orientações. Continue a leitura e confira!

O que são plantas ornamentais?

Qualquer planta que é cultivada por sua beleza pode ser chamada de planta ornamental. Isso significa que elas não necessariamente trazem outras vantagens além da estética, ou seja, nem sempre melhoram a qualidade do ar ou contêm folhas medicinais etc.

As plantas ornamentais podem ou não ter flores e, ainda, apresentarem grande, pequeno ou médio porte. Elas costumam ser colocadas nos ambientes externos e internos, de acordo com o paisagismo e a necessidade de sol.

Quais são as principais espécies?

Agora, falaremos um pouco sobre as plantas ornamentais mais utilizadas no Brasil. Saiba mais!

Cactos

Por serem exóticos, estão muito em alta. Para ambientes externos, pode-se usar a Wachuma, um cacto originário dos Andes. Já para interiores, o ideal é usar mini-cactos, que ficam ótimos sobre janelas e mesas.

Samambaias

As samambaias têm forte presença nas casas brasileiras. São fáceis de cuidar, gostam de sombra e trazem um ar aconchegante, tanto para varandas quanto para cozinhas. Para dar um novo visual a essas plantas clássicas, aposte em vasos bonitos e modernos.

Orquídea e jasmim

Essas duas belas flores perfumadas são queridinhas dos decoradores e muito fáceis de cuidar. As orquídeas gostam de meia-sombra, portanto, se adaptam melhor a ambientes internos. Já o jasmim pode ser plantado em áreas externas, desde que o local não tenha incidência de sol o dia inteiro.

Bromélia

A Neoregelia Carolinae é um tipo de bromélia para quem quer uma planta diferente. Essa espécie não gosta de sol, por isso, consegue viver somente com uma fonte de luz artificial. Além disso, não precisa ser regada todos os dias e pode ser encontrada em várias cores. É ideal para arranjos em ambientes internos, como salas e corredores.

Como utilizar as plantas ornamentais?

Esse tipo de planta pode ser mantido em qualquer ponto da casa, desde que combine com a decoração e contanto que seja respeitada a quantidade de luz e calor que cada espécie necessita.

Plantas maiores devem ser colocadas com o vaso diretamente no chão, e ficam ótimas em quintais ou na entrada da casa. Quem tem um jardim de inverno, ou seja, um cantinho verde no interior da residência, pode adicionar plantas pequenas sobre móveis presentes no ambiente, no parapeito de uma janela, em suportes pendentes ou em grades fixadas na parede.

Como cuidar das plantas ornamentais?

Ao adquirir uma espécie vegetal, é preciso aprender quais são suas necessidades em relação a água e luz do sol. A vantagem é que muitas plantas ornamentais são fáceis de cuidar e dispensam adubação, poda, etc.

Também é importante conferir se as mudas demandam algum cuidado especial. A bromélia e outras plantas com formato de copo, por exemplo, precisam que o excesso de água seja retirado de suas folhas e flores para evitar a atração de insetos.

Outro ponto crucial é pesquisar se as espécies selecionadas são venenosas quando ingeridas. Se forem, procure deixá-las em um lugar alto, longe do alcance de crianças e animais de estimação.

Ter plantas ornamentais deixará sua casa mais aconchegante e trará um belo toque de natureza. Isso tudo sem exigir muito tempo ou energia para cuidar dos vasinhos. Se você gostou deste post, compartilhe-o nas redes sociais para ajudar quem também pretende montar um jardim diferenciado!

Escreva um comentário

Share This