Quem é que não gosta de apreciar um belo jardim, não é mesmo? Ter uma área em casa especialmente reservada para o verde e o cultivo de plantas diversas é o sonho de muita gente. No entanto, para que tudo dê certo, não basta que tenhamos um bom espaço: saber como cuidar do jardim de maneira adequada é fundamental para que ele se mantenha sempre bonito e vistoso.

Diante disso, a primeira providência a ser tomada é contratar um bom paisagista para a elaboração de um projeto que aproveitará ao máximo a área reservada para o jardim. Ele avaliará o espaço e determinará o que deve ser feito — considerando o clima, o solo e, até mesmo, a fauna do local.

A princípio, analisará o terreno para saber os tipos de plantas e flores mais adequados, bem como se pode haver variedade de espécies. Vai avaliar também a luminosidade natural que incide sobre o lugar, entre outros parâmetros essenciais para que as plantas se mantenham sempre bonitas.

Após isso, você mesmo poderá manter esse espaço com algumas ótimas dicas de como cuidar do jardim que daremos a seguir. Acompanhe!

1. Mantenha a área do jardim limpa

Se seu objetivo é ter um jardim constantemente bonito, a dica é mantê-lo sempre limpo. Sujeira pelo chão, como galhos, folhas, entre outros detritos, acaba interferindo na beleza do espaço. Sendo assim, a dica é manter uma rotina de limpeza, que ficará a seu critério.

Dependendo do volume de lixo que o local consegue juntar, essa limpeza pode ser feita diariamente ou semanalmente, conforme a necessidade. No entanto, é importante que a tarefa seja feita rotineiramente. Esse hábito, além de melhorar esteticamente o espaço, contribui para manter os insetos longe e conservar os canteiros mais arejados.

2. Corte a grama com regularidade

A grama muito alta deve ser evitada, visto que confere um aspecto de desleixo ao espaço — comprometendo a estética do jardim. O ideal é mantê-la em um tamanho no qual seja possível captar a luz solar necessária para, assim, ela criar raízes fortes. A orientação é de que nunca seja cortado mais de 1/3 da sua altura.

3. Pode as árvores

Algumas árvores requerem podas regulares, outras são podadas com objetivo estético, especificamente para embelezar o jardim. No caso das frutíferas, elas precisam ser podadas para se manterem fortes e saudáveis. Nesse sentido, a ajuda de um profissional é importante, já que deverão ser retirados alguns galhos e ramos mortos, e é fundamental que a pessoa saiba o que está fazendo.

4. Apare as cercas vivas e saiba como cuidar do jardim

Se seu jardim contém cercas vivas, não se esqueça de mantê-las sempre aparadas, contando com o serviço de um jardineiro. O formato, bem como a espécie da planta, variam muito, podendo ser de acordo com a preferência do morador. Esse procedimento periódico vai garantir harmonia e beleza ao seu jardim, visto que elas produzem um excelente efeito paisagístico. Ao mesmo tempo que delimitam, embelezam qualquer espaço.

5. Faça a aeração do solo

Especialistas em jardinagem são sempre enfáticos ao afirmar a importância de aerar o solo, pelo menos, duas vezes por ano. Dessa forma, é bom sempre contar com um jardineiro de sua confiança para fazer o serviço — que envolve a técnica de descompactar o solo e o substrato para que as espécies se desenvolvam e cresçam sem nenhum problema.

E então, o que achou dessas sugestões sobre como cuidar do jardim da sua casa? Saiba que, adotando esses cuidados, sua área ajardinada ficará perfeita. Aproveite e compartilhe este post nas suas redes sociais, ajudando seus amigos a também cuidarem devidamente de seus jardins.

Escreva um comentário

Share This