Na maior parte do Brasil, temperaturas acima dos 20º C predominam o ano todo. Por isso, contar com estratégias que garantam conforto térmico em casa é imprescindível — especialmente em regiões mais secas, como o Centro-Oeste.

E quanto mais ecológicas essas soluções, melhor! Afinal, valer-se de ventilação e iluminação naturais e trazer mais natureza para a casa são ótimas formas de garantir bem-estar, sem precisar recorrer a aparelhos que gastam energia e, muitas vezes, prejudicam a saúde respiratória.

Quer conhecer táticas de arquitetura e paisagismo que deixam sua casa naturalmente bem climatizada? Continue a leitura e confira algumas ideias imperdíveis!

Aposte em ventilação e iluminação naturais

O ar precisa ser constantemente renovado, por isso uma boa circulação é necessária. Abrir janelas e portas é o mínimo a ser feito e, de preferência, elas devem ser planejadas para produzir ventilação cruzada — ou seja, devem estar localizadas em sentidos opostos.

Ambientes com pé direito alto favorecem a ventilação, e ter entradas de ar próximas ao chão é uma boa ideia para refrescar o local, visto que o ar frio é mais denso e vem por baixo. Em casas elevadas por meio de pilotis ou sapatas, o ar fresco circula abaixo e isso diminui a absorção de calor.

Para garantir ambientes sempre bem iluminados, vale a pena projetar portas e janelas para o norte, pois nessa direção há mais incidência solar no inverno (o que ajuda a esquentar) e menos no verão (o que ajuda a resfriar).

Potencialize o contato com a natureza

Os elementos naturais são essenciais para manter o equilíbrio climático. Além de ar e luz, terra e água devem compor os ambientes. Para isso, o melhor é investir em jardins e plantas, tanto nas áreas externas quanto internas.

Os jardins verticais, além de serem usados em grandes espaços, também são boas soluções para pequenas áreas. Usá-los na cozinha tem feito sucesso, na medida em que embelezam o ambiente e são úteis para o cultivo de ervas culinárias. Jardins em lages também estão com tudo: ao mesmo tempo que aproveitam uma área espaçosa, ajudam a amenizar a incidência solar no teto.

Em residências com boa área de varanda, podem ser usados gramados, flores e até árvores de grande porte. Espalhar vasos pelos cômodos também ajuda a refrescar os ambientes.

O ar fica ainda mais fresco se a casa tiver fontes ou aquários — mas é importante que a água circule, pois parada atrai insetos que propagam doenças.

Uma forma menos óbvia, mas válida, de aproximar-se da natureza é dar preferência a tecidos vegetais em estofados, tapeçaria, cortinas etc. Por isso, invista em fibras de algodão ou de linho, por exemplo.

Considere soluções paisagísticas

Como visto, ter natureza em casa é uma grande estratégia para manter o conforto térmico. Contudo, existem soluções que só o paisagismo feito por profissionais consegue trazer, como:

  • uso de plantas trepadeiras em paredes ou estruturas externas;

  • colocação de árvores de médio ou grande porte para amenizar a incidência solar perto de portas e janelas;

  • criação de espelhos de água, tanto externa como internamente.

A ajuda de especialistas é fundamental na hora de projetar o paisagismo, afinal a expertise de arquitetos e paisagistas contribui para uma escolha mais apropriada dos pontos decorativos, para uma potencial reestruturação da casa e para eleger as plantas adequadas.

Use plantas purificadoras

Como as plantas são excelentes aliadas do conforto térmico, vale a pena investir naquelas que, além de trazerem frescor, também são purificadoras. Confira 5 delas que podem facilmente ser encontradas:

  • areca-bambu — absorve compostos voláteis prejudiciais e “alertam” para baixa umidade se suas pontas ganham tons marrons;

  • espada de São Jorge — absorve toxinas sintéticas, exige pouca manutenção e adapta-se a qualquer clima;

  • gérbera — com flores laranjas, amarelas ou rosadas, absorve gás carbônico e remove o benzeno (causador de câncer) do ar;

  • hera inglesa — tipo trepadeira, é a melhor planta purificadora e adequa-se a variações climáticas;

  • samambaia — remove toxinas e mantém o ar umidificado.

Com essas soluções, sua casa vai ter conforto térmico durante todo o ano, além de ficar linda e aconchegante. Quer acompanhar mais dicas sobre paisagismo e qualidade de vida? Então siga nossas páginas no Facebook e no Instagram!

Escreva um comentário

Share This