Um jardim pequeno, sem dúvida, pode dar um ar todo especial para a sua casa. Sabe aquele cantinho, interno ou externo, que você não sabe o que fazer? Está esperando por um jardim que seja projetado com criatividade e estilo. Monte um espaço cheio de inspiração para ler, escrever ou, até mesmo, contemplar.

A escolha das espécies, vasos e móveis são decisões que podem fazer desse local, um lugar aconchegante. Pense sempre que um jardim pequeno pode ser simples, mas com muito charme. Um paisagista pode ajudar nessa hora. É pela composição da área que nascerá um belo jardim. Mas, depois de pronto, é imprescindível cuidar para manter a beleza. 

Neste post, daremos 5 dicas para você cuidar bem de seu jardim pequeno e ainda torná-lo um ambiente incrível. Confira!

1. Faça as podas necessárias

Podar as plantas de seu jardim pode ser a atitude certa para mantê-las bonitas e proporcionar um crescimento de forma saudável. A poda, de maneira geral, é realizada pelo talo, mas busque uma orientação especializada sobre qual a melhor forma de fazer a poda das espécies que você tem. 

Assim, você poderá agir da forma mais adequada com as plantas, sabendo a periodicidade com que a poda deve ser realizada, em qual época deve ser evitada essa ação ou, até mesmo, se é preciso apenas aparar. Quanto mais informação tiver, melhor é o cuidado de seu jardim.

2. Aproveite de forma correta a luz do sol

Algumas plantas precisam de mais luz do sol do que outras. Então é importante pensar na exposição. Por essa razão, não esqueça de avaliar as condições de seu espaço em todos os sentidos, inclusive, quanto à recepção de luz solar. A partir dessa avaliação, uma adequação das espécies poderá ser feita, favorecendo a localização das plantas de acordo com as necessidades de cada uma.

3. Adube as plantas do jardim pequeno 

Não adianta querer o jardim que está na revista mais famosa da área se ele não tem todo o cuidado necessário. Vale a pena investir em criar um espaço que traduza também seu jeito de ser, por isso cuide muito bem desse local. Não esqueça que, após a escolha da terra, que deve ser de qualidade, a adubação é essencial.

4. Limpe as pedras também

Agora é hora de trabalhar a criatividade. Você já deve ter notado que as pedras também são elementos que compõem os jardins pequenos. Elas são ótimas, além de trazer uma atmosfera diferenciada ao local. É possível usá-las para fazer pequenos caminhos ou como peças decorativas. E não esqueça da limpeza das pedras.

5. Use os vasos de forma harmônica

Se você tem um projeto paisagístico para um jardim pequeno, certamente as espécies e elementos estão adequados ao espaço. Não vale colocar um vaso que não condiz com o lugar e a proposta do projeto. Pense em compor a área de uma maneira que fique harmônica.

Os vasos podem ser elementos de composições incríveis em jardins pequenos. Peças que realmente dão aquele toque personalizado. Às vezes, a escolha da melhor disposição é uma estratégia para dar aquele charme ou oferecer mais cuidado às plantas. Os vasos podem ficar suspensos em treliças ou no chão, por exemplo.

Um jardim pequeno ou grande precisa de cuidado. Não é apenas uma área que se cria e deixa para lá. É preciso manutenção e paciência. Além disso, essa atitude de cuidado pode fazer muito bem a você, dando um alívio no cansaço em dias agitados. Transforme esse espaço naquele lugar que vai fazer diferença em sua vida.

Já está pensando em seu jardim pequeno com essas dicas? Aproveite para ler também como as flores podem deixar o ambiente de sua casa muito mais bonito!

Escreva um comentário

Share This