Você sabia que é possível trazer toda a beleza e aconchego da natureza para o seu lar, mesmo que ele não possua um quintal ou jardim? Pois é! Com os jardins de inverno, plantas, flores e até frutos podem ser cultivados em qualquer espaço que receba iluminação solar. 

Além da sensação de paz e tranquilidade que o verde traz para todo ambiente, ter um jardim interno também faz com que a sensação térmica do local fique mais agradável, uma vez que as plantas melhoram a umidade do ar e ajudam na formação de corredores de ar fresco. 

No entanto, para que esse espaço fique bonito e elegante, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à decoração. 

E foi pensando exatamente nisso que criamos este artigo e elaboramos 3 dicas com tudo o que você precisa saber sobre decoração de jardim de inverno. Confira!

1. Substitua paredes por plantas

Separar os ambientes por jardins em vez de paredes é uma ótima ideia para economizar espaço e potencializar a entrada de iluminação natural e ventilação para dentro dos cômodos. 

Além disso, a demolição das divisões de concreto mudará completamente o aspecto e a decoração da casa, uma vez que o jardim de inverno poderá delimitar os ambientes e os integrar ao mesmo tempo, promovendo a interação dos moradores e garantindo maior amplitude visual. 

É possível integrar visualmente os ambientes e ainda conseguir manter a delimitação?

Sim! Caso você não abra mão de ter uma separação entre os espaços da casa, uma boa e elegante alternativa é colocar cortinas de vidro resistente entre o jardim e a área a ser delimitada.   

Como fazer a disposição dos elementos desse jardim?

Os jardins de inverno que têm a finalidade de separar os ambientes devem ser decorados com plantas de altura média para que consigam desempenhar as funções de delimitação e integração. 

Uma dica é utilizar grandes vasos de cerâmica sobre seixos de cores claras, pois, assim, garantirá que o ambiente fique ainda mais espaçoso visualmente.  

2. Crie um espaço de relaxamento

Os jardins de inverno também podem ser locais de refúgio e tranquilidade após um dia cansativo de trabalho ou um espaço para meditação e contemplação. 

Como decorar um jardim zen?

Um bom jardim de inverno para relaxamento deve conter pequenas rochas para simbolizar as montanhas, pedras decorativas e troncos com musgo para trazer o verde da natureza. No solo, é importante utilizar areia em vez de seixos. Dessa forma, você terá a opção de se sentar de forma confortável no chão caso não queira bancos ou tapetes de meditação.  

Como iluminar?

Você pode optar por arandelas com luzes mais baixas ou luminárias de solo que refletem a luz de baixo para cima. Além disso, investir em velas decorativas e aromáticas dará um ótimo efeito visual e promoverá ainda mais a sensação de paz, harmonia e tranquilidade. 

3. Escolha as plantas corretas

As plantas que mais se adaptam ao jardim de inverno são as chamadas plantas de sombra, que necessitam de menos iluminação e exposição solar. 

Quais as espécies?

Várias espécies podem ser utilizadas em jardins de inverno, isso depende do gosto do cliente, porém algumas das mais usadas são: espadas de São Jorge, samambaias, pacovás, bromélias e lírios da paz. 

Como misturar as plantas e criar um efeito visual atrativo?

Uma dica muito importante é não se empolgar e fazer uma “salada” de plantas no seu jardim. O ideal é escolher 2 ou, no máximo, 3 espécies — dependendo do tamanho do espaço — que tenham alguma similaridade. 

Por exemplo, as espadas de São Jorge e os pacovás costumam ser plantados em vasos, então, se você gosta desses ornamentos, uma dica é montar o seu jardim com essas duas espécies e focar a decoração nos vasos, cestos ou cachepots. 

Já se você quiser que o seu jardim de inverno tenha uma parte vertical, o ideal é investir em plantas tipo samambaias ou filodendro-brasil e, no solo, instalar decks de madeira ou montar caminhos com seixos e pedras ornamentais. 

 Gostou de saber mais sobre decoração de jardim de inverno? Então não se esqueça de deixar sua opinião nos comentários!

Escreva um comentário

Share This